Você já deve ter percebido que o jeito de fazer política não é o mesmo de, por exemplo, dez anos atrás. Vivemos um momento de transição. O mercado de marketing digital é fator primordial nesta mudança de cenário.  Assim como nossa vida foi invadida pelo avanço da tecnologia e o crescimento dos relacionamentos no ambiente digital, fazer política hoje vai muito além dos santinhos. 

Para alcançar bons resultados neste novo cenário político e eleitoral, é preciso estar totalmente conectado ao tripé: política, marketing e tecnologia. Conhecer e entender política de forma aprofundada e apartidária é o primeiro passo.

Esse é um mercado que exige que além de todo o arcabouço de comunicação, você seja um estudioso entusiasta das técnicas de marketing. Não basta saber o que é, é preciso distinguir o que pode ou não ser aplicado ao candidato. Por fim, este mercado exige conhecimentos profundos em tecnologia. A cada dia surgem novas redes sociais, aplicativos e ferramentas, saber utilizar cada uma delas aplicando na realidade política é um diferencial.

 A política hoje é dividida em dois momentos: a pré-campanha e a campanha. Desde que o digital e as novas tecnologias invadiram a política, a cada campanha a Justiça Eleitoral muda as regras do jogo. Isso quer dizer que já tivemos eleições em que não era permitido ter um perfil político nas redes sociais. Essa regra ficou para trás, e hoje é possível ter um perfil político em qualquer rede social. Mas ainda assim, seguindo as regras atuais, durante a campanha é proibido patrocinar qualquer conteúdo no meio digital.

Isso quer dizer que apesar de você ter permissão para utilizar as redes sociais e sites durante o período eleitoral, dificilmente o conteúdo gerado nestes canais será consumido pela maioria do eleitorado. Neste momento você deve estar se perguntando como fazer para criar um relacionamento com eleitor que não fique restrito a campanha eleitoral. É o que chamamos de pré-campanha.

Com a redução do tempo de campanha para apenas três meses, cresceu necessidade de estabelecer um relacionamento entre o político e o eleitor durante todo o ano. É o momento ideal para colocar em prática estratégias de marketing digital para criar uma marca na cabeça do eleitor fora da campanha.

É onde entra a Nuvem Digital, somos uma agência 100% digital, especialista em marketing político e eleitoral. Nossas estratégias de comunicação são integradas, com uma perspectiva em 360 da presença digital de nossos clientes. Afinal, sabemos bem que marketing digital não é só Facebook. Trazemos para o mercado um jeito de trabalhar exclusivamente nosso, com um método próprio baseado em resultados reais e mensuráveis.

Este método foi carinhosamente batizado pela nossa equipe de MÉTODO NUVEM – os 11 C’s da Maturidade Política Digital. Quer entender como isso funciona? Acompanhe nosso próximo artigo!

 

Autor: Ana Eliza Oliveira.

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