Nuvem Digital

Especializada em Marketing, política e tecnologia.

NOSSOS VALORES

E POSICIONAMENTOS

Acreditamos que a comunicação digital eficiente e estratégica é feita com as doses certas de conhecimento em marketing, tecnologia e política.

Acreditamos que o conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha e o contexto, Deus.

Acreditamos no empreendedorismo digital e na e-democracia.

Acreditamos no compartilhamento do conhecimento e na difusão de ideias.

Acreditamos que não é possível construir reputação e autoridade sem um trabalho eficiente no Google.

Acreditamos em conteúdo informativo, relevante, criativo, humanizado e, quando necessário, descontraído.

Acreditamos na força dos canais próprios, como sites e blogs.

Acreditamos que o Whatsapp e o e-mail marketing, se bem utilizados, são ferramentas indispensáveis no marketing digital.

Acreditamos no compartilhamento do conhecimento e na difusão de ideias.

Acreditamos que as redes sociais são canais de relacionamento, divulgação e autoridade.

Acreditamos no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e no poder da interatividade digital.

Acreditamos no marketing de conteúdo e no inbound marketing.

Acreditamos na web analytics e na análise dos dados que a internet disponibiliza.

E, por fim, acreditamos que o marketing político é permanente e um pressuposto para o êxito no marketing eleitoral.

NOSSOS VALORES

E POSICIONAMENTOS

Acreditamos que a comunicação digital eficiente e estratégica é feita com as doses certas de conhecimento em marketing, tecnologia e política.

Acreditamos que o conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha e o contexto, Deus.

Acreditamos no empreendedorismo digital e na e-democracia.

Acreditamos no compartilhamento do conhecimento e na difusão de ideias.

Acreditamos que não é possível construir reputação e autoridade sem um trabalho eficiente no Google.

Acreditamos em conteúdo informativo, relevante, criativo, humanizado e, quando necessário, descontraído.

Acreditamos na força dos canais próprios, como sites e blogs.

Acreditamos que o Whatsapp e o e-mail marketing, se bem utilizados, são ferramentas indispensáveis no marketing digital.

Acreditamos no compartilhamento do conhecimento e na difusão de ideias.

Acreditamos que as redes sociais são canais de relacionamento, divulgação e autoridade.

Acreditamos no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e no poder da interatividade digital.

Acreditamos no marketing de conteúdo e no inbound marketing.

Acreditamos na web analytics e na análise dos dados que a internet disponibiliza.

E, por fim, acreditamos que o marketing político é permanente e um pressuposto para o êxito no marketing eleitoral.

11 Cs do Marketing Político Digital

1. Contexto

O nosso trabalho tem início com a aplicação do Índice de Maturidade Digital.
O objetivo desta ação é avaliar a presença digital do cliente.
O passo seguinte é uma entrevista em profundidade e o estudo da linha de atuação, bandeiras políticas, nicho de mercado e objetivos eleitorais do cliente.
Antes de começar a pensar no marketing político precisamos entender o contexto – digital e político.

2. Conceito

Compreendido o contexto, o Planejamento Estratégico de Marketing Político Digital é o passo seguinte.
Neste tópico não pode faltar a tradicional análise SWOT. Avaliaremos Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças nos ambientes interno e externo.
Também neste tópico está a definição de metas, personas, etapas da execução do serviço e benchmark.
Utilizamos o modelo S.M.A.R.T para definir metas inteligentes, claras e plausíveis. Toda meta contém cinco elementos que compõe a palavra Smart: eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.

3. Canais

A definição, ativação e customização dos canais nos quais o cliente estará presente são o passo seguinte. Os canais podem ser divididos em próprios (como sites e blogs) e redes sociais (ênfase no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIN).
E-mail marketing (newsletter) e whatsapp também fazem parte do mix de canais com os quais trabalhamos dentro de uma estratégia de marketing político digital.

4. Conteúdo

O conteúdo é “rei” e elemento central em uma estratégia digital. Neste tópico definiremos o Planejamento e Calendário de conteúdo nativo a cada canal.
Também serão definidos formatos (por exemplo vídeos, imagens, ebooks, links com textos de sites e blogs, transmissões ao vivo etc), periodicidade, linha de posicionamento e “tom de voz” do cliente.
Também serão definidas as estratégias de segmentação de conteúdo para públicos-alvo específicos e o planejamento de anúncios (Facebook Ads, Instagram
Ads, etc).
O conteúdo para e-mail marketing e listas de transmissão no whatsapp também é definido neste tópico.

5. Criação

Neste item é definido o design (identidade visual) do cliente nos seus canais, bem como os padrões visuais para a criação de peças e posts.
A linguagem estética dos vídeos (formato, vinhetas, legenda, etc) e demais formatos também é definida neste tópico.
Ou seja, toda a parte visual e criativa dos canais e do conteúdo do cliente é definida em Criação.

6. Capacitação

Além de oferecer cursos e treinamentos para o público externo, também capacitamos militantes e lideranças ligadas aos nossos clientes – de acordo com as estratégias traçadas.

Também identificamos e ativamos influenciadores nos canais do cliente, para que possam se transformar em embaixadores e disseminadores de conteúdo.

Os assessores de imprensa também são treinados para o trabalho de comunicação online e offline

7. Coordenadas

As redes sociais, os sites e a internet como um todo geram uma grande massa de dados relativos ao nosso cliente e seu público-alvo que são fundamentais para o acompanhamento do trabalho, ajustes e insights.
Nós fazemos a análise das métricas (web analytics) e o monitoramento das redes sociais, aferindo não apenas o que estão falando de nosso cliente mas detectando tendências que podem ser úteis na gestão dos canais sociais.
Relatórios periódicos com estatísticas e performance das campanhas são produzidos e enviados para os nossos clientes.

8. Comunidades

O papo aqui é sobre branding e relacionamento. Fazemos a gestão das comunidades de nossos clientes, interagindo com a audiência e estabelecendo estratégias de SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Os nossos gestores de comunidade estimulam o engajamento dos usuários, despertam sua atenção para o conteúdo e fazem toda a interação online e – se for necessário – offline.

9. Conversão

Não basta mobilizar, é preciso converter.
Através de estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing trabalhamos para gerar leads (contatos qualificados) e bancos de dados para nossos clientes.
Em especial contatos de email e whatsapp para ações segmentadas de relacionamento, divulgação e mobilização.

10. Crise

As crises de imagem no ambiente digital são frequentes e podem abalar de forma devastadora a reputação de um político ou uma instituição.
No entanto, em muitos casos as crises podem ser evitadas por planos de contingência e/ou boas práticas na gestão da estratégia digital.
Nós desenvolvemos estratégias de prevenção e reação às inúmeras crises pelas quais provavelmente nossos clientes irão passar.

11. Campanha

Atuamos em campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais com foco no marketing digital.
Desde a definição de estratégias, planejamento, gestão de conteúdo, treinamento de equipes, métricas e monitoramento, atuamos em todo o processo de uma campanha eleitoral.

1. Contexto

O nosso trabalho tem início com a aplicação do Índice de Maturidade Digital.
O objetivo desta ação é avaliar a presença digital do cliente.
O passo seguinte é uma entrevista em profundidade e o estudo da linha de atuação, bandeiras políticas, nicho de mercado e objetivos eleitorais do cliente.
Antes de começar a pensar no marketing político precisamos entender o contexto – digital e político.

3. Canais

A definição, ativação e customização dos canais nos quais o cliente estará presente são o passo seguinte. Os canais podem ser divididos em próprios (como sites e blogs) e redes sociais (ênfase no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIN).
E-mail marketing (newsletter) e whatsapp também fazem parte do mix de canais com os quais trabalhamos dentro de uma estratégia de marketing político digital.

4. Conteúdo

O conteúdo é “rei” e elemento central em uma estratégia digital. Neste tópico definiremos o Planejamento e Calendário de conteúdo nativo a cada canal.
Também serão definidos formatos (por exemplo vídeos, imagens, ebooks, links com textos de sites e blogs, transmissões ao vivo etc), periodicidade, linha de posicionamento e “tom de voz” do cliente.
Também serão definidas as estratégias de segmentação de conteúdo para públicos-alvo específicos e o planejamento de anúncios (Facebook Ads, Instagram
Ads, etc).
O conteúdo para e-mail marketing e listas de transmissão no whatsapp também é definido neste tópico.

5. Criação

Neste item é definido o design (identidade visual) do cliente nos seus canais, bem como os padrões visuais para a criação de peças e posts.
A linguagem estética dos vídeos (formato, vinhetas, legenda, etc) e demais formatos também é definida neste tópico.
Ou seja, toda a parte visual e criativa dos canais e do conteúdo do cliente é definida em Criação.

6. Capacitação

Além de oferecer cursos e treinamentos para o público externo, também capacitamos militantes e lideranças ligadas aos nossos clientes – de acordo com as estratégias traçadas.
Também identificamos e ativamos influenciadores nos canais do cliente, para que possam se transformar em embaixadores e disseminadores de conteúdo.
Os assessores de imprensa também são treinados para que o trabalho de comunicação online e offline

7. Coordenadas

As redes sociais, os sites e a internet como um todo geram uma grande massa de dados relativos ao nosso cliente e seu público-alvo que são fundamentais para o acompanhamento do trabalho, ajustes e insights.
Nós fazemos a análise das métricas (web analytics) e o monitoramento das redes sociais, aferindo não apenas o que estão falando de nosso cliente mas detectando tendências que podem ser úteis na gestão dos canais sociais.
Relatórios periódicos com estatísticas e performance das campanhas são produzidos e enviados para os nossos clientes.

8. Comunidades

O papo aqui é sobre branding e relacionamento. Fazemos a gestão das comunidades de nossos clientes, interagindo com a audiência e estabelecendo estratégias de SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). Os nossos gestores de comunidade estimulam o engajamento dos usuários, despertam sua atenção para o conteúdo e fazem toda a interação online e – se for necessário – offline.

9. Conversão

Não basta mobilizar, é preciso converter.
Através de estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing trabalhamos para gerar leads (contatos qualificados) e bancos de dados para nossos clientes.
Em especial contatos de email e whatsapp para ações segmentadas de relacionamento, divulgação e mobilização.

10. Crise

As crises de imagem no ambiente digital são frequentes e podem abalar de forma devastadora a reputação de um político ou uma instituição.
No entanto, em muitos casos as crises podem ser evitadas por planos de contingência e/ou boas práticas na gestão da estratégia digital.
Nós desenvolvemos estratégias de prevenção e reação às inúmeras crises pelas quais provavelmente nossos clientes irão passar.

11. Campanha

Atuamos em campanhas eleitorais majoritárias e proporcionais com foco no marketing digital.
Desde a definição de estratégias, planejamento, gestão de conteúdo, treinamento de equipes, métricas e monitoramento, atuamos em todo o processo de uma campanha eleitoral.